quarta-feira, 29 de junho de 2011

É tarde, é tarde, é tarde até que arde!! (9 meses da Andressa)

Nem vou ficar com esse nhém, nhém de como eu ando sem tempo. Todo mundo já sabe e percebe pela quantidade de posts. Me cobro pelo menos um por dia, e cadê que eu consigo?

-16 de junho de 2011-

A minha Dedessa completou seus nove meses. Ela está tão engraçadinha. Deixou de ser uma bebezinha que mama, dorme, chora e faz cocô. Ela já um serzinho com personalidade. Nesse oitavo mês que passou ela aprendeu a ficar na posição de gatinhar, se balança muito pra frente e pra trás nesta posição e dá risada de seu feito. Se arrasta para trás e assim vai indo pela casa toda. Adora dançar, e quando escuta uma música vira ligeiro para ver de onde vem o som, e quase que automaticamente começa a dançar toda sorridente.

Bate palminhas quando cantamos parabéns. Tem dois dentes embaixo e mais dois querendo nascer em cima. Acha esse negócio de dentes um treco muito do esquisito e passa o dia inteiro passando a língua ou tentando pegar os dentinhos, fica muito bonitinha quando faz isso.

Come de tudo (que um bebê pode comer, a explicação vem porque esses dias comentei isso com uma outra mãe, e ela prontamente respondeu que a filha dela também comia de tudo, logo em seguida vi ela dar pastel e brigadeiro para a bebezinha. medo!) e adora comer. Chora quando alguém come perto dela, então tentamos evitar de fazer isso quando não é a hora de ela comer. Hoje chorou porque a Natália estava tomando suco, enquanto não demos um pouco do suco da Nati pra ela não sossegou.

Ama brincar de cadê o neném, achou! , depois de umas 3 vezes que fazemos a brincadeira, ela mesmo pega o paninho com as duas mãozinhas gordas e se esconde pra gente continuar brincando. É tão fofa fazendo isso, porque não esconde completamente o rosto, coloca o paninho e deixa os olhos descobertos com a cabecinha baixa nos espiando. Morro de amor!

Tem loucura pela máquina fotográfica e isso me impede de fotografar ou filmar as coisinhas engraçadinhas que ela tem feito. Ela para tudo quando vê a máquina.

Esta cada dia mais e mais apaixonada pela irmã, se treme inteirinha quando a Natinha chega em casa.


Foi a sua primeira festa junina, e claro que foi a caráter! Faltaram as tranças porque o cabelo ainda é pouco!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pense em um frio, mas frio mesmo

pensou?

agora multiplique por dois e acrescente um vento minuano horrível.

Bom dia pra você também!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alimentação da Andressa aos 9 meses.

Então que a vida tá passando rápido demais e já me pego morrendo de medo de um dia esquecer os detalhes dessa fase tão maravilhosa que é a infância das minhas filhas. Sofro!
O tempo anda curto, tenho mil idéias de posts, coisas que quero guardar aqui para não esquecer, coisas que quero contar, mas quando vejo o tempo passa e não deu.

Aos oito meses mudei a alimentãção da Andressa. Passei muito trabalho com a alimentação da Natália e pensava o tempo todo em como fazer ser diferente desta vez. Das sopinhas ou papinhas com tudo misturadinho passamos para um novo método onde o bebê come as verdumes, legumes e carnes separadinhos. Acredito que assim ela vai acostumar com o sabor de cada alimento e não com o gosto de sopa.

Não sei se foi por ter usado o método sopa por tempo demais, mas a Natália até bem pouco tempo só comia verduras e legumes em sopas.

Pesquisei muito e muito e encontrei uma dica legal no blog da Isa, mamãe da linda Nina (que está fechado para leitores não convidados).

O esquema é cozinhar as verduras e legumes no vapor. Fazer um purê com o mixer ou amassar com o garfo e congelar em forminhas de gelo. Depois de congelado tu tira e guarda em saquinhos próprios para congelamento.

A variedade da alimentação está garantida. Aqui em casa tiro os domingos para fazer as comidinhas da Andressa e deixar pronta para a semana. Sim, eu podia pedir para minha empregada fazer, ela até me ajuda e adianta algumas coisas quando vê que eu estou apertada demais, mas faço questão de eu mesma fazer, pesquisar a melhor forma.

Tentei montar um esquema com fotos de como eu tenho feito.


No caso de aimpim, batata, batata doce eu passo pelo mixer.

Então adiciono leite pra textura ficar boa e misturo bem.


Essa é a melhor textura, mais pra molinho.

Ai coloco nas forminhas de gelo e levo pra congelar.
Depois de congelado eu desenformo e levo de volta pro freezer nestes saquinhos. Esse aí de cima é de brocólis.

Olha só como fica depois, na hora de descongelar.


Prato super variado. Cenoura, quinoa, batata com espinafre e frango.
Prontinha para jantar!

De carne de boi ou frango eu cozinho a carne na pressão, com tomate, cebola, alho e tempero (alecrim, majericão ou tomilho), depois de muito cozido eu passo pelo mixer ainda com um pouco do caldo para carne não ficar muito seca. Congelo nas forminhas de gelo também.

* cenoura, brócolis, beterraba, abobrinha, moranga, chuchu, couve-flor eu só amasso com o garfo. Espinafre e couve eu misturo com um pouquinho batata.


E a recompensa é bebezinha de barriga cheia com o prato vazio!!!!

Feriado ponte.

Dei folga pra empregada. Natinha foi pra praia com meu pai. Marido foi trabalhar. Estamos aqui eu e a fofinha curtindo o friozinho que chegou.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O terror da escola!

São as provas. Certo?
Pois então que a Natinha está no terceiro ano. Gente é um taaaaaanto de matéria que eu mesma levo um susto. Pessoalmente acho tudo misturado demais. Nem bem dá tempo deles fixarem uma matéria e pá, mais e mais assuntos novos.

Sem contar que é português em um dia, matemática no outro e logo a seguir ela aprende sobre zona rural e zona urbana. Sendo todos assuntos completamente novos.

Mas eu não entendo nadica de nada disso, minha formação é jurídica, passei longe do magistério e da área da educação porque não tenho o menor dom pra isso e na minha opinião, para trabalhar com crianças, precisa mais que vocação ou aptidão, precisa dom.

Não, não estou aqui para criticar o método de ensino da escola, sei que a escola é muito boa e eles sabem o que estão fazendo. É que o bicho tá pegando mesmo aqui em casa, Natinha está se saindo bem nas avaliações, tem direto A em todas elas. Faz os deveres de casa que precisa fazer. Mas reclamando sabe. Eu preciso ficar mandando, mandando e mandando, faz tudo correndo como se o mundo fosse acabar em dez minutos e ela não pudesse perder tempo com aquilo.

Na próxima quarta ela tem avaliação de matemática, adição, subtração, prova real, histórias matemáticas, antecessor e sucessor e tabuada até o 7! Isso mesmo, até o sete. Ela não quer estudar. Enrola, enrola, chora, reclama de dor de cabeça. Eu percebo que ela está lá, mas não está focada, sabe.

Esse final de semana foi o caos, fiz vários exercícios para ela, e ela pediu por favor pra ir brincar na casa de um amigo sábado. Deixei. Quando chegou em casa pediu por favor pro amigo dormir lá em casa, errei ao deixar. O combinado era então que domingo o Ian ia para casa dele antes do almoço e ela iria encarar os estudos sem reclamação. O Ian foi embora, ela almoçou, descansou um pouco e na hora de estudar teve todas as dores possíveis, chorou, enrolou. Me estressei e acabei dando um gritos desnecessários. Me acalmaei, eu e marido tivemos uma boa conversa com ela, explicamos, explicamos, explicamos. Aí recebemos visita e lá se foram os estudos dela de novo.

Na nossa conversa, ela não argumentou nada, ela só chora e faz uma cara de "o mundo é um lugar muito horrível de se viver". A Natália é uma criança cheia dos argumentos sempre, opinativa, e sempre tem uma solução pra tentar nos convencer a fazer o que ela quer. Dessa vez nada. Só choro, choro e mais choro somados aos intermináveis "eu não consigo" e "é chato".

Sei que chegamos numa fase de mais pressão escolar e pela primeira vez ela está precisando se privar das coisas em função da escola. Até hoje ela podia fazer todos os programas porque as tarefas da escola eram feitas durante a semana e só. Agora ela não dá conta. Já tirei ela das aulas de violão e agora ela ficou só com o jazz em duas horas por semana e o inglês que para mim é essencial, em uma hora por semana. Mas mesmo assim é necessário estudar nos finais de semana, o que, sinceramente, raramente tem acontecido, porque ela vai lá rapidinho e diz que terminou.

Não sei onde estou errando, tento incentivá-la, converso, explico. Marido acha que eu estou exagerando um pouco, e talvez esteja mesmo, já que ela está bem nas notas até agora. Mas ela tem prova na quarta-feira agora, hoje tem aula o dia inteiro, teremos amanhã a tarde apenas para estudar, e a tabuada, que ela aprendeu até a do 5 no ano passado e na última semana aprendeu a do 6 e do 7, ela não sabe nada.

Fico pensando na melhor solução e acho que deveria deixar ela ir sem estudar para a prova, não mandar mais, ela vai tirar uma nota ruim e aí vai ver que se não estudar não vai bem. Mas também não estou convicta de seja o melhor jeito.

E isso é só o começo né gente, quando penso em tudo que vem pela frente chega a me dar calafrios!

Diminuí o ritmo de trabalho justamente para cuidar melhor das meninas, fazer as atividades, estar mais presente, orientar melhor. E cadê que eu sei o que fazer agora?

Simples assim, não sei como fazer ela se interessar e parar de querer só pensar em Justin Bieber, ICarly, Sonha Comigo, Luan Santana, roupas, moda, da fulana que falou não sei o que pra ciclana e não vai ser convidada pra festa dela e todas essas outras coisas que ela se interessa. Hoje ao meio dia em mais uma interminável discussão ameacei martelar as 3 televisões da casa.

E vocês como fazem? É só aqui em casa que a coisa está desse jeito?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A rapadura é doce, mas não é mole não!

entre
5:00 e 6:00 - Andressinha começa a perder o bico e chorar por ele,
* mamãe levanta, deita, levanta, deita, levanta, depois da terceira vez mamãe dá um cutucão no papai e diz que agora é a vez dele, papai trás Dressinha pra nossa cama, porque ele é adepto da lei do menor esforço, com ela do nosso lado é mais fácil enfiar o bico na boca


6:00 - toca o despertador do marido
- a pessoa ainda enrola na cama mais um pouco, enquanto marido levanta
6:45 - a pessoa pula da cama pensando que não é possível alguém viver desse jeito, que só podia estar louca quando inventou essa coisa de ser mãe, que a vida das criaturas sem filhos deve ser bem mais divertida, quanto tempo mesmo falta pra elas se formarem e se casarem e cada uma ir morar na sua própria casa? (claro que imediatamente penso na chantagem emocional que vou fazer para que elas morem nas casas ao lado da minha)
7:20 - levar Natinha pra escola
7:30 - escritório
(pausa pra respirar aliviada, ler o jornal calmamente enquanto tomo um capuccino e como meu pãozinho de todo dia)
(segunda pausa para conversar com o marido -sem ser interrompida- que fica na sala ao lado)
8:10 até 11:50 - descansar (ops, advogar, porque desde que a Andressa nasceu advogar é meu descanso)
12:00 - pegar Natinha na escola, perguntar cada detalhe da aula, dos amigos, da professora, do que estudou, do que brincou (nem sempre ela responde bem humorada ao meu interrogatório)
12:15 - afofar a Andressa em casa
12:20 - trocar a Andressa
12:30 - engolir a comida (ops, tentar almoçar)
12:35  até 23:00 - brincar com Andressa, fazer tarefas com a Natália, fazer a Andressa dormir, trocar a Andressa, embalar e brincar com a Andressa, ouvir as histórias da Nati, ver TV com as duas, trocar, embalar, brincar, picar frutas para a Andressa, picar frutas para a Natália, brigar com a Natália para ela não andar descalça, trocar a Andressa, colocar o cachorro pra rua, atender o carteiro, fazer o bolo que a Nati pediu, aproveitar que a Andressa dormiu e cozinhar uns legumes no vapor, molhar as plantas, ajudar a Nati a desenhar uma casa, trocar a Andressa, enfiar a Andressa no Jumperoo para poder fechar a casa, olhar o último vídeo do Justin Bieber no youtube e explicar para a Natália que não, ela não vai ganhar o novo CD dele com as mesmas músicas velhas porque afinal, são as mesmas músicas velhas. Mandar a Natália pro banho, mandar a Natália pro banho, mandar a Natália pro banho, mandar a Natália pro banho, mandar a Natália pro banho. Desistir por enquanto. Dar banho na Andressa. Vestir a Andressa. Pentear a Andressa. Dar um ultimato pra Natália ir para o banho. Ameaçar tirar o celular dela por uma semana se ela não entrar no chuveiro em dez segundos. Dar janta pra Andressa. Pedir pro marido esperar só um pouco pra me contar uma novidade. Perguntar se o marido esquecer de fazer o jantar da Natália. Explicar pela décima vez, que não, a Natália não pode comer miojo de novo. Tentar fazer a Andressa dormir, desistir. Tentar, desistir. Tomar banho de 3 minutos enquanto marido fica com as meninas. Jantar em 5 minutos enquanto marido fica com as meninas. Recolher as 347897574 fraldas espalhadas pela casa. Mandar a Natália escovar os dentes e fazer xixi. Tentar conversar com o marido. Mandar a Natália escovar os dentes e fazer xixi. Levar a Natália para a cama, dar beijo e fazer rezar, ouvir ela contar mais alguma coisa sobre o Justin Bieber. Dar uns amassos na Andressa. Brincar com a Andressa. Cantar para a Andressa. Fazer a Andressa dormir.

23:00 - desligar o cérebro (ops, assistir a novela, bendito seja o inventor da SKY HDTV e do amado marido que paga a SKY HDTV que permite a gravação da novela e de todos os meios televisivos que uma mãe esgotada precisa para desligar o cérebro na hora que a família dormir)

00:00 - resgatar o marido que está roncando no sofá
00:05 - pensar em como seria bom se a Andressa não acordasse, se odiar porque fez ela chupar bico (ela só chora porque perde o bico)
00:06 - abraçar o marido e pensar em como tem sorte na vida de ter a família que tem
*pensar em como o tempo tem passado rápido demais e não quero que minhas meninas cresçam tão depressa assim, que eu não estou aproveitando tudo que devia...
*dormir abraçadinha no marido até a Andressa acordar...


Hummm, 00:00, hora de ir resgatar o marido no sofá...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Uso e AMO!

Silky Smooth Moisture Serum - S Factor Tigi

É um soro elaborado com extrato de semente de girassol, fornece proteção contra o calor ao restaurar o equilíbrio e umidade do cabelo. Cria um acabamento suave, que dura desde o dia até a noite. Acabamento liso durante todo o dia . Deixa os cabelos saudáveis e bonitos. Pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos.

É um dos meus queridinhos, que deixa os cabelos macios sem pesar muito.  Como meu cabelo anda bem hidratado não posso usar sempre senão ele fica oleoso, mas para quando está mais ressecado ele super hidrata.Tenho usado também na Nati que tem os cabelos ondulados e secos e o efeito é melhor nela por conta dos cabelos secos. Tem um cheirinho doce mas não enjoativo.

No Brasil eu acho impraticável, um assalto, custa em torno de R$ 100,00 por 250 ml, fora daqui custa em torno de R$ 40,00. Rende muito!

Na Strawberry está custando R$ 44,00.

****
estrelas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bumbum de irmã...

- mãe a Dessa tá resmungando, que será que ela quer?
- trás ela aqui pra eu ver.
- não mãe, a gente tá vendo desenho
- então cheira o bumbum dela e vê se ela fez cocô
- ai mãe!
- só uma cheiradinha de leve Nati
- tá bom
...
- olha mãe não tem cheiro de cocô não, mas tem um cheiro de mamão no bumbum dela!!!

Frio no RS é...

não conseguir sair de casa de manhã cedo porque o portão congelou...

domingo, 5 de junho de 2011

Pintadinha...

é o novo apelido da Natália depois que ela amanheceu com catapora na sexta-feira!

quantos dias levará para a Andressa empipocar também?

façam suas apostas!!!!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sobre o sono e cardápio da minha bebê, aos oito meses e meio

Depois de um comentário por aqui me dei conta que não havia mais falado do sono e da alimentação da Andressa.

Precisamos fazer algumas alterações na alimentação dela para a coisa voltar a ficar boa. Depois que entramos com as papinhas salgadas ela voltou a ter fome durante a noite e vamos combinar que trabalhando no outro dia fica bem complicado de passar a noite acordando.

Entre um ajuste e outro o que tem funcionado aqui em casa é o seguinte:

* Acorda por volta de 8 horas da manhã.

8:30 - fruta
10:00 - água de coco ou suco
(tira uma soneca que varia de 30 a 60 minutos)
11:30 - comida
14:00 - 210 ml de Nan (acho que vou aumentar mais 30 ml, ela tem ficado com fome)
(tira uma soneca que varia de duas a três horas)
17:00 - fruta
19:00 - comida
21:30 - 210 ml de Nan
23:30 - 210 ml de Nan com 2 medidas de Mucilon (aqui eu fui acrescentando aos poucos, comecei com uma medida, cheguei a 3 e agora estou diminuindo)

Ela dorme a noite inteira, diria que em cada 3 noites ela acorda uma noite, mas é só ir lá colocar o bico na boca e ela vira para o lado e dorme de novo.
Vinha adormecendo na minha cama, eu não embalo, quando ela está com muito sono nem colo ela quer, se contorce até deitarmos ela. Agora dou a última mamadeira e coloco ela no berço dela, dou boa noite e saio de lá. Vez ou outra preciso voltar, ajeitar ela, nanar um pouquinho, cantar uma música, mas sem tirá-la do berço. Claro que se ela chorar muito é porque ainda não está  pronta para dormir e aí eu pego, dou colinho, brinco um pouco até ela estar com soninho mesmo.
Começa a acordar lá pelas 6:30 hs da manhã, quando o marido trás ela para dormir o restinho do sono na nossa cama. Saio de casa para trabalhar e ela ainda está dormindo.
Ela dorme muito tarde por conta dessa soneca longa que ela dá durante a tarde, já tentei não deixá-la dormir tanto, mas não funciona, ela fica irritada e chorona, então deixo ela dormir o quanto precisa e uso esse horário para fazer as tarefas com a Natália.