sábado, 2 de outubro de 2010

O inferno da amamentação

então que quem me acompanha (ui!)sabe o quanto é importante pra mim amamentar, o quanto sofri quando com a Natália, meu leite se foi quando voltei a trabalhar aos dois meses de vidinha dela.

Aí que agora me preparei tanto, psicologicamente e fisicamente falando, esqueci do escritório (ferrei amado marido e amado irmão nessa né, mas dei uma filha e uma afilhada linda pra eles), tomei sol, usei bucha, bebi e bebo muita água, muito iogurte, muita aveia... rezei, torci, fiz pensamento positivo.

E Andressa nasceu em uma quinta, exatas uma hora depois de ela nascer ela grudou no meu peito de primeira, pega correta, sugando o colostro todinho com muita vontade, 40 minutos depois um baita arroto e uma carinha de satisfeita. A mamãe aqui muito satisfeita também.

Na sexta de madrugada, ainda no hospital fui obrigada a concordar com um pouquinho de Nan, porque a guria berrava tanto, mas tanto que uma enfermeira veio ver o que estava acontecendo, na terceira vez que ela sugeriu a fórmula eu concordei, com o argumento de que ela estava realmente com fome e eu tinha que pensar no que era melhor pra ela naquele momento. Foram 10 ml de fórmula e a gatinha dormiu feito um anjo de barriguinha cheia.

No Sábado a noite, já em casa meu leite desceu, peitões cheios, usando conchas e muita pomadinha. Mamãe feliz e contente. Apesar das dores, porque primeiros dias dói mesmo gente.

Na Segunda a pitoca arrancou um pedaço do meu seio fora, sangrou. Muito Lanidrat depois tudo estava curado.

Terça foi um dia lindo, muitas mamadas, peito melhorando. Tivemos uns dias de felicidade plena, já que a dor diminui bastante depois do quinto dia.

E a guria começou a chorar, mais a noite, mas ela berrava, mamava e berrava, mamava e berrava. Eram muitas horas de um sono curtinho e intercalado com berros. Na última terça, no meio da madrugada entre berros e mais berros resolvi verificar o seio que ela estava mamando, não saia nada, nem uma gotinha de leite.

Chorei, chorei, chorei.

Marido foi fazer a fórmula maldita, o Nan que eu disse que não queria que comprasse e ele comprou para garantir. Ela mamou 60 ml enquanto eu chorava e dormiu feliz e satisfeita depois de um arroto gigante que ela nunca tinha dado.

Daí em diante tenho tentando de tudo, 4 litros de água por dia, plasil de 6 em 6 horas, como aveia todo dia e ainda uso aquele spray de ocitocina no nariz.

Cansada de nadar contra a maré, (não depois de sofrer muito), agora montamos um esquema, dou o peito, ela esvazia os dois, se não ficar satisfeita complemento com fórmula.

Claro que não desisti, claro que tenho muita esperança disso tudo ser passageiro e não escrevi antes sobre o assunto porque eu estava sofrendo e me sentindo culpada, agora estou tentando ficar em paz com a vida e com o que ela me trás...

mas com a certeza de que ainda posso reverter esse jogo!

6 comentários:

Pérola disse...

Querida,
Muita calma, muita água, muito peito. O leite será produzido pela sucção constante e pelo seu estado de espírito. Então, relaxe bastante!
Se puder, procure a lista do yahoo grupos: materna_matrice que poderá te dar muito apoio.
Quanto menos mamadeira, melhor.
O choro dos bebês pequenos pode ser por muitas razões: desconforto, irritação, cansaço. Eles choram apenas por estarem se adaptando ao mundo fora do útero. Vc já leu sobre a teoria de extero-gestação? Vale muito a pena.
Outras duas dicas muito boas: o DVD Amamentação Sem Mistérios e O Bebê mais feliz do Pedaço.
Persista! E tente não dar ouvidos a todos, inclusive pai, avós e pediatras que pensam que a solução dos problemas está na lata de NAN. O bebê dorme pq a digestão é difícil não exatamente por estar saciado. Como eu disse, muita água, muito peito em livre demanda e muito descanso para o corpo repor as energias e produzir o leitinho.
Tô aqui se precisar!!!
Beijo grande!
Pérola
Mamãe Antenada

Anna Carolina Menta disse...

Olha, tenho que te dizer que alguns dias tive menos leite... foram os dias que eu estava muito cansada.. aí consegui dormir umas 2h e o leite "voltou". Qdo estou "mal" uso o spray de ocitocina. E tomo muito chá (dizem que erva doce é bom) e um chá que foi ótimo pra mim, tomo qdo preciso.. o chá da mamãe, da weleda. Pra mim funcionou e pra uma amiga minha. espero que ajude. Mas não desiste não, tá? bjos

Ana disse...

Vc e a neném precisam desse tempo, muito juntas...
Esquece a casa, as coisas práticas, as compras, etc...
Faz um ninho e te enfia nele, com as tuas filhotas.
Cheira muito, abraça muito e deixa ela no teu peito por todo o tempo que ela quiser.
Teu leite vai jorrar!
(E ela vai engordar e vc, emagrecer! Hahahah!)

Cris disse...

Andréa, eu sei o que vc sente, tenta descansar e a dica do spray de ocitocina eh mto boa, aqui deu uma diminuida depois de uma festinha que fizemos e eu fiquei extremamente cansada, estimulei mto os peitos com maquina manual e voltou ao normal...

Fica calma!!

Um beijo!!

Lane e Pedro Henrique disse...

Fala com a pediatra. Pois a pediatra do meu filho mandou eu tomar um remédio chamado Equilid que é tiro e queda. Em poucos dias o leite aparece e graças a este remedinho consegui amamentar o meu filho até os 11 meses. Se não fosse este remédio eu não teria conseguido amamentar. Bjks para vcs.

Anônimo disse...

Bem, sou de dois meninos, um dos quais mamou até os dois anos e 4 meses e só parou porque, devidos a problemas pessoais, eu não quis mais amamentar.

Acho que o que aconteceu com vc foi uma questão de não saber como as coisas funcionam com aleitamento exclusivo.

A gente encontra bebês em aleitamento exclusivo que mamam 20 minutos e dormem 3 horas seguidas. Porém, o mais comum é o bebê ficar "pendurado" no peito o dia inteiro, alternando mamadas rápidas e sonecas mais rápidas ainda, principalmente nos picos de crescimento.

Quando é assim o bebê chora muito mesmo e quase não dorme, só sossega se ficar com a boca no seio o tempo todo, tipo os bebês que a gente vê em reportagens e documentários sobre aldeias indígenas.

Com meu segundo filho foi assim, ele chorava demais e dormia pouco e eu só o largava pra ir ao banheiro. O que facilitou mais a minha vida foi usar o sling, pois me permitia ficar com o bebê 24 horas no peito. Eu tb dormia com ele mamando, era praticamente ininterrupto.
Fiquei muito cansada sim mas como sempre tive gente pra fazer tudo em casa, sem precisar nem lavar um copo, e tive 6 meses de licença maternidade, não foi problema pra mim. Isso é fundamental. Não sei se vc teve a mesma estrutura. Se não tiver fica complicado mesmo.

O que eu sei é que o bebês novinhos em aleitamento materno exclusivo sentem fome sim, a diferença é que é uma fome intermitente, o que faz com que eles busquem o seio o tempo todo por que o leite é digerido muito rapidamente e enquanto o aleitamento está sendo estabelecido, o que costuma levar uns 3 meses, o nosso organismo vai adaptando lentamente a produção à necessidade do bebê, principalmente se a mãe estiver muito magra, como foi o meu caso.

Porém é preciso lembrar que essa fome não prejudica o bebê, não p deixa desnutrido nem com a atraso de desenvolvimento, como alguns podem pensar. Apenas faz com que o bebê queira ficar sugando o tempo todo, o que é bom pra manter a produção de leite e para desenvolver a estrutura crânio facial, além de garantir a nutrição e hidratação adequada da criança.
Meu caçula tem 4 anos e praticamente não adoece, sempre teve um desenvolvimento até um pouco acima da média, cresceu bem em todos os meses, é magro e muito esperto. Sempre comeu bem, nunca usou mamadeira nem chupeta, nem nunca chupou dedo. Teve uma diarréia aos 3 anos por uma coisa que comeu. É uma criança calma e muito perspicaz, percebe tudo, falou muito cedo tb...
Então, aquela idéia do bebê que mama no peito e dorme feliz por 3 horas é coisa de novela, não existe. Ou é exceção e, mesmo assim, esse ritmo não dura muito tempo.
Não quer dizer que seu filho tá morrendo de fome e vai desnutrir...
Posso estar enganada mas o que vc relata aqui parece exatamente o mesmo quadro do meu caçula. Parecia indiozinho, mamando praticamente 24 horas por dia, tinha sonos muito curtos, e sempre no colo.

Por outro lado, acho fundamental procurar desencanar mesmo. Eu sou super adepta do aleitamento materno como deve ser mas não acho que cumprir esse script seja mais importante do que a tranquilidade da mãe, Desde que sua filha esteja bem, vc sabe que ela está bem cuidada e, quer saber ?

Nossa geração foi a da mamadeira e ninguém aqui morreu por causa disso...

Com certeza vc é uma excelente mãe!