domingo, 27 de abril de 2008

Minha horta...

Logo que me casei, e isso foi em 1999, fomos morar num apartamento dos meus pais. Um bom apartamento, de quase 100 metros quadrados, bem localizado, com uma boa sacada e uma cozinha relativamente grandinha, pra apartamento. Dois quartos e uma dependência de empregada. Para nós dois devia estar perfeito, mas não estava.

Eu era infeliz, me sentia presa, e não conseguia fazer uma plantinha sequer ficar viva por mais de um mês, porque mal parava dentro de casa.

Ao me mudar meu sonho era encher minha casa de verde. Estou conseguindo.

Na casa já tinha um pé de limão tahiti e um de laranja de umbigo, tudo no pátio dos fundos, onde acabei com o gramado que existia e estamos montando uma horta.

Não entendia quase nada e fui fazendo no "achômetro". Agora, com um bom jardineiro, ele tem me dado dicas. Hoje comemos rúcula da horta e eu estou bem orgulhosa da minha hortinha sem agrotóxicos. Claro que isso tem me custado uma caça diária a lagartas que resolveram nos atacar.



Alface Americana

Cenoura

Cebolinha

Laranja de Umbigo

Limão Tahiti

Temperos - salsinha, manjericão, sálvia, melissa, óregano, tomilho, alecrim

No cantinho eu vou jogando sementes de tudo que consumimos, o que pega eu distribuo em outros lugares depois. Cebolinha e tomate ao fundo.

Manjericão Roxo

Manjericão

Plantei umas sementinhas de maracujá do suco nesse vasinho, acho que deu certo.

Visão da horta, à esquerda, rúculas, logo a seguir beterraba.

Alho Nirá

Pimentinhas que também vieram de umas sementinhas jogadas na terra.

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Canuto disse...

Oi Doutora Andrea:

Linda essa horta...se sobrar produção mande pra mim.
Olha, justamente por ser sem agrotóxicos, adubos, etc...vocês terão mesmo muitas praguinhas como percevejos, lagartas, etc.

Um bom "remédio" natural é plantar aquela florzinha chamada cravo de defunto pois ela é fedorenta para os insetos e portanto eles atacarão menos. Aí vc tem uma horta jardim, entendeu ??

Beijos da Ana.

Agulhas Mágicas disse...

Andrea, sua hortinha esta linda!! Eu sei bem que prazer é este que vc está falando.Aqui em casa resolvemos tb fazer uma hortinha só que em vasos!Deu super certo!Tudo tem outro sabor.Tive sorte que não deu nenhuma praga, usei adubo de minhoca, humus não sei se tem alguma coisa haver.

abs
Mone

Andrea disse...

Ana,
por enquanto só estamos usando o mangericão e a rúcula, mas espero, tenho a ilusão de um dia usar só o que plantar, já pensou que luxo?
Adorei a dica, vou catar essas florzinhas sim.

Mone,
eu tentei vasinhos mas não tive muito sucesso não, a coisa não evoluia, meu mangericão era só pra enfeite mesmo, depois que coloquei ele na terra, ele cresceu MUITO. Faço muito molho pesto pra poder usar e ainda distribuo por ai.

Anônimo disse...

Andrea,
Bom dia,
Bela horta !!
Onde consegui as sementes de Nirá?
marcos_leis@hotmail.com
Obrigado,
Marcos Leis

Anônimo disse...

Anônimo disse...[2]
Andrea,
Bom dia,
Bela horta !!
Onde consegui as sementes de Nirá?

desde jah grato!
P_guento@hotmail.com

junior ;)

Andrea disse...

Olá, tu sabes que eu nem sabia que era Nirá, eu fui na floricultura que habitualmente eu compro flores e achei a flor lindinha e pedi pra levar, o rapaz então me explicou que era Nirá. Na época da floração ela dá as sementinhas em toda flor e são muitas. Esse ano plantei as sementinhas e se der certo vou disponibilizar pra quem quiser e aviso no blog. Muita gente tem me escrito perguntando.

Até.