segunda-feira, 25 de abril de 2011

Camarão a Milanesa

Então que na Sexta-Feira santa sempre era dia de reunir a família e fazer peixe. Quando meus pais eram casados, normalmente, passávamos esse dia na praia, junto com meus tios e primos. Aí eles separaram, alguns nós íamos pra lá, outros ficávamos por aqui, mas a família foi aumentando, aumentando, os interesses mudando e esse ano foi o que almoçamos com menos quórum. Eu, marido, filhas e mãe. Nem meus irmãos estavam presentes, cada um seguindo com sua vida.

Meus pais passaram a vida fazendo peixe escabeche. Eca!

Esse ano é o segundo ou terceiro ano que eu que cozinho na Sexta-Feira Santa e me rebelei e nada de peixe desta vez. Resolvi fazer camarão a milanesa, arroz e uma batata com creme de ricota que inventei na última hora. Tudo bem despretensioso, sabe. E ficou bem bom. Nunca tinha feito camarão a milanesa, fui na intuição e achei bem fácil, apesar de dar um pouquinho de trabalho.

Vamos a receita.

Camarão a Milanesa


400 gr de camarão limpos G
farinha de trigo
farinha de rosca
3 ovos
sal
pimenta do reino
limão
óleo para fritar

Comece temperando o camarão com sal, pimenta e umas gotinhas de limão. Deixe descansar por 30 minutos pra pegar o tempero. Bata os ovos levemente, acrescente 3 pitadas de sal e reserve. Coloque a farinha de trigo em um pote e tempere a farinha de rosca com sal e pimenta e reserve em outro pote.
Aí o processo é o seguinte. Tu coloca todo camarão na farinha de trigo e empana bem, vai tirando com um palito de dentes um a um e passando nos ovos e depois na farinha de rosca. Por isso não vale a pena fazer com camarões pequenos, o trabalho é pior! Depois é só fritar até dourar e deixar descansar um pouco em papel absorvente.



2 comentários:

Cris Bomfim disse...

Andrea, não me mata mulher! Que cara boa e delícia de receita.
Mas e meu regime como fica? Bom, vou anotar e guardar para um futuro (espero que bem próximo, rs). Amo camarão.

Quanto a estudar, seu coment lá no cantinho, lhe digo que é por necessidade... embora tbém tenha escritório próprio, a atualização e especialização no ramo do direito que escolhi (propriedade intelectual) me obrigam por que, dentre outros motivos, não tive essa matéria na facul.

Mas haja ânimo viu?!

Feliz Páscoa atrasada.

Bjs pras três

Graziele Mello disse...

Sabe que eu fiz isso sexta tb... mas segui uma receia que nao tinha ovo... dai quando botei pra fritar... soltou a farinha e só ficou o camarão kkkk
mas eu tô aprendendo neh prima kkkkk