sábado, 20 de setembro de 2008

Suco Vivo

Também chamado de Suco Verde ou Suco de Clorofila.



Para um copo e meio de suco, você vai precisar de:



- 1 maça
- 1 pepino
- 2 folhas de couve
- 1 punhado de grama de trigo
- 1 cenoura
- 1 punhado de sementes germinadas* (aquele processo, molho na água por 8 horas, escorrendo por 8 horas, dá uma lavada, mais 8 horas escorrendo)


*semente de girasol germinada - brotando


Então você leva a maça ao liquidificador e usa a função "pulsar", depois acrescenta o pepino, que são sempre usados, a maça para dar sabor e o pepino para dar o líquido necessário, "pulsa" novamente.



Acrescenta a grama de trigo, a couve... (aqui pode entrar outros "verdes", eu uso salsinha, manjericão, orégano, enfim, dou uma geral na horta)



... a cenoura, ou beterraba, ou outra raíz qualquer...




... acrescenta as sementes, hoje usei de girasol (pode ser gergelim, amendoim, trigo, linhaça, amêndoas), só precisa ser germinada, pois é a fase da semente que ela está em sua plenitude nutricional.

Então você bate bem todos os ingredientes, fica um líquido bem grosso, dependendo do tipo do seu liquidificador pode precisar de ajuda para bater. Descobri que "pulsando primeiro a maça e o pepino picados e ir acrescentanto os restantes dos ingredientes aos poucos não força o liquidificador, porque você não pode acrescentar água.



Tudo bem batidinho é hora de coar, para isso use um pedaço de voal, nos primeiros dias fiz com um pano de prato, deu certo, mas o pano de prato se desmanchou no terceiro dia, o voal é melhor e o suco é coado mais facilmente.



Você precisa apertar e torcer bem o suco, para retirar o liquido.



No final deverá sobrar apenas o "bagaço". (eu ainda quero descobrir algo para usar isso, odeio a idéia de colocar no lixo, já que se trata de alimento)



Depois é só se deliciar, em jejum, preferencialmente substituindo pelo café da manhã, tem um sabor muito agradável e até as crianças podem beber. A Natinha começou tomando um copinho de licor, hoje já encara sem reclamar meio copo.
Ela prefere quando usamos beterraba, realmente fica saboroso, mais docinho.



** A couve, a grama de trigo e a cenoura são orgânicos, da minha horta :)

30 comentários:

Ana disse...

Oi!
Nem sei "por onde" eu cheguei aqui, no teu blog, mas li vários posts, e adorei!
:)

Receitinhas da Sandra disse...

Em ver de jogar o bagaco no lixo, se voce tem mesmo a hortinha (ou um jardim), mistura com a terra, ajuda a fertilizar.

Andrea disse...

ana, seja bem vinda.

receitinhas da sandra, que ótima idéia, já adotei! :)

Unknown disse...

Oi, eu e minha mulher também estamos fazendo o suco. É muito bom. O bagaço usamos para fazer bolo, bolinho frito (tipo bolinho de arroz), adubo, etc.

Temos um problema, ONDE ENCONTRAMOS O TRIGO??? Na nossa cidade não encontramos, nem na internet...

Andrea disse...

Marcio, te respondi no email. Mas mesmo assim, aqui compro no hipermercado Zaffari Bourbon, e em casas de produtos naturais. Hoje ainda replantei os meus vasinhos. ;o)

Unknown disse...

A gente foi no Zaffari e nada :(, no de Canoas e no de São Leopoldo... Qual Zaffari Bourbon você foi? Comprou muda ou semente?

Anônimo disse...

Oi, alguem pode me dizer se posso fazer o suco na centrifuga? meu email é teka@via-rs.net

Andrea disse...

Teka, comprei meu juicer esse final de semana, amanhã vou fazer o suco nele e depois conto.

beijoca

Andrea disse...

Teka, eu estou usando o juicer/centrifuga para fazer o suco, muita praticidade! ADOREI! E acredito que o efeito seja o mesmo do suco coado, feito no liquidificador, já que no meu juicer o bagaço sai bem sequinho.

Anônimo disse...

Oi Andrea,eu tbem estou fazendo na centrifuga, como eu sempre vejo todo mundo fazer no liqui e coar, achei que não podia, mas tbem acho que é super prático, obrigada pelo retorno.Um abraço

Anônimo disse...

Gente, eu também comecei a fazer na centrífuga, mas logo descobri que as sementes germinadas NÂO eram centrifugadas e saíam INTEIRAS no bagaço.Aí, concluí que a centrífuga faz exatamente isso: colocamos a fruta inteira e ela separa as cascas e caroços do resto do suco.Reparem se isso acontece na de vocês. Aí, o que estou fazendo é: passar as sementes num processadorzinho que veio junto com o liquidificador e só então , enrolo-as numa folha de couve e centrifugo. Mas dobra o trabalho,né? Se alguém conseguir algo diferente, me avise. Abraços
Analuz

Anônimo disse...

Olá, tudo isso é novo pra mim, e cheguei aqui justamente procurando o suco vivo no Google. Adorei você ter colocado os ingredientes que vão (estava perdida). Agora a dúvida: como ter a grama de trigo?

Bjs

Andrea disse...

Analuz, eu percebi que as sementes maiores, (trigo, girasol, amendoim, amendoas) até trituram um pouco e as menores NADA. Saem praticamente inteiras. Boa idéia essa de processar, vou tentar e depois conto.

dani, a grama de trigo eu expliquei aqui, num post anterior, dá uma espiadinha nos posts.

Anônimo disse...

Obrigada Andrea, pela resposta. E aí, está dando certo com o processador? Como usa o amendoim e as amêndoas? Germina??
Abs, Analuz

Andrea disse...

Analuz, estou passando pelo mini processador as sementes também, do jeitinho que tu falou. Acho que não tem outro jeito não. Sabe que pensei em pegar essa mistura processada das sementes e misturar direto no suco pronto. Ai não se perdia nada das sementes germinadas. O que vocês acham?

Quanto as outras sementes, TODAS germinam sim, algumas precisam de mais tempo, a amendoa acho que levou mais de 24 hs "secando", de vez em quando eu passava uma agua nelas, mas todas germinam sim.

Anônimo disse...

Andrea, hoje experimentei colocar as sementes de trigo (já processadas) direto no suco, como vc falou. Elas ficaram meio gelatinosas, meio "chiclete", mas deu para tomar. Pelo menos, sabemos que fizeram parte realmente do suco,né?
Abs
Analuz

Anônimo disse...

Olá, estou interessada em fazer o suco,ele emagrece realmente, e dá mais disposição?Como faço para ter a grama de trigo?Estou pensando tambem em passar todos os vegetais na centrífuga e depois bater o líquido com os grãos no liquidificaor?O que vc acha?
Ass:Andréa.

Anônimo disse...

oi sou flávia e gostaria de saber se emagrece,em quanto tempo perco peso e quantos quilos

Unknown disse...

ua receita de suco vivo está ótima! Faz tempo que ando querendo fazer, mas apesar de ler várias outras receitas, elas não deixavam tão claro como é que se fazia. O fato de você ter colocado as fotos e ter explicado bem detalhadamente passo-a-passo me ajudou muito a compreender. Eu coloquei as sementes de girassol pra germinar, mas deixei demais, nasceram brotos. Outra coisa, achave que usava várias raízes juntas, mas vi que é apenas uma, eu que posso variar o tipo a cada novo suco. Estou muito satisfeita! Se não fosse esta explicação, eu iria fazer errado.

Andrea disse...

Anônimo, emagrecer sem uma dieta associada é impossível. Eu pessoalmente não acredito nisso. Emagrecimento é simples, gastar mais calorias do que se consome. ;o)

Angel, obrigada, que bom que gostou, postei justamente porque não encontrava na net uma forma clara de como fazer o suco.

Walter e Lilian disse...

gostaria de saber se posso usar centrifugas para fazer o suco vivo.

Andrea disse...

Walter, eu hoje uso a centrifuga, já tivemos essa discussão aqui no blog e a dúvida fica por conta das sementes. Realmente dá a impressão que as sementes não vão para o suco com o uso da centrifuga. Hoje eu passo as sementes pelo processador e acrescento direto no suco sem passar pela centrífuga.

Boa sorte!!!

IVAN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IVAN disse...

Olá...
"No final deverá sobrar apenas o "bagaço". (eu ainda quero descobrir algo para usar isso, odeio a idéia de colocar no lixo, já que se trata de alimento)
"

Você tem uma horta, correto? Tranforme o bagaço em adubo. Arrume uma vasilha bem grande com tampa - de 5 à 10 kg - faça alguns furos para vazar o líquido (que não é chorume) coloque uma bandeja no fundo para este líquido não escorrer e tb para facilitar a higienização diária. Coloque o bagaço no fundo, distribua uniformemente, cubra com serragem e deixe tampado. Coloque a próxima remessa de bagaço por cima e novamente cubra com serragem. Ante de colocar a terceira remessa de bagaço, revire tudo antes. A partir daí revire tudo sempre ante de cobrir com bagaço novo e serragem. Quando estiver quase cheio. Só revire, tampe e deixe por 2 ou 3 dias. Em 7 ou 10 dias você terá adubo naturalíssimo e organico para a sua hortinha. Bom trabalho. IVAN -

MULHER DE PESO disse...

OLá! Gostaria de saber como fazer a grama de trigo

Anônimo disse...

gostei muito do suco misto que uma mistura de varios sucos vivos em um eu achei neste site:

wwww.sucovivo.com

Anônimo disse...

Você sabia que existe uma empresa chamada Esperanzza que faz entrega de suco vivo por assinatura? Telefone de contato: (21)2484-7826
ou visite o site: www.esperanzza.com

SIL...Jasmim Flor ... disse...

UMA DICA PARA O BAGAÇO, É CONGELAR E POSTERIORMENTE COLOCAR NUMA SOPA, FAÇO ISSO COM TALOS DE COUVE E FICA MUITO BOM. NADA SE PERDE.

Daniely Stenzel disse...

Andrea, adorei sua receita e hoje fiz o suco, ficou uma delicia! Mas estou com dificuldade nesses grãos germinados. Tentei usar chia e linhaça , mas os dois, depois de oito horas de molho, ficaram com uma gosma tão espessa que nao consegui coar, ficaram envoltos nessa água gosmenta. Como faço?

Andrea disse...

Daniely, se tu der uma lavada em água corrente melhora... :)

Gente não tenho tido muito tempo para o blog, contato pelo face Andrea Nunes Pequenos Estilosos ou defensora@terra.com.br

beijos