domingo, 27 de setembro de 2009

Frango Assado do Jamie Oliver

O Jamie Oliver tem duas receitas famosas de frango assado, os dois são muito parecidos na forma de temperar e a diferença está apenas na forma de salgar e assá-los.

A intenção era fazer um comparativo das receitas dos frangos do Jamie e saber qual era o preferido na minha casa.

Vamos a eles.

Comece picando temperinhos frescos a gosto:


- manjerona
- salvia
- salsinha
- hortela
- alecrim
(tudo ali da minha horta, desculpaê)
* meu pé de manjericão morreu e só por isso não entrou no mix de temperos, mas já já providencio outra muda.

Depois disso, tu lava bem teu frango lindo (sem os miúdos, please) em água corrente e depois com uma metade de um limão tahiti (no caso, colhido ali no quintal, ai, ai ;o) )


E então tu vai soltar a pele da carne, pra isso tu usa uma faca e uma tesoura de cozinha pra ir soltando toda pele, inclusive a das coxas.


**** Agora prestenção, se tu vai fazer o frango assado no sal, tu pula essa parte e NÃO SALGA agora. Para o frango assado no papel aluminio tu vai furar o frango por baixo da pele e vai passar sal e pimenta do reino por toda carne, caprichando nos furinhos que tu fez, principalmente no peito, que tu não vai querer um peito sem sal né.

Depois desse processo tu vai pegar teus temperinhos frescos (ou não) bem picadinhos e colocar por baixo da pele de todo frango, espalha bem tendo o cuidado de cobrir todos os cantinhos que tu conseguir. Prende a pele do frango com uns palitos de dentes onde ela abriu demais.

Então tu recheia o frango com uma cebola pequena picada em pedaços grandes, 3 dentes de alho, um punhado de alecrim, duas folhas de louro, um pedaço de pimentão que tava dentro da geladeira dando sopa, e aquela metade do limão, picada em 3, que sobrou da "lavagem" do frango.
Vai ficar assim.

Agora tu amarra bem as coxas e as asas do frango pra ele não despencar todo, e deixa envolto em papel filme por uma hora e meia descansando.

Se tu está fazendo o frango assado no papel alumínio é o hora de ir pro forno, com apenas uma regada de azeite de oliva, porque queremos nosso frango "magrinho".

Feche bem a forma com papel alumínio, no meu caso aproveitei pra assar umas batatas, com flor de sal, alecrim e manteiga, e leve ao forno por uma hora em temperatura alta, tira o papel aluminio e deixa dourar por mais uns 30 minutos, regando de vez em quando com o caldinho que fica na forma.

Se tu for assar o frango no sal é a hora de preparar a caminha de sal pro franguinho.
Tu coloca em uma vasilha, 2 kilos de sal, 4 ovos, pimenta do reino, e um bom punhado de alecrim, mistura tudo e faz uma cama de sal na forma e coloca o frango lá, então cobre todo frango com o restante da mistura de sal, sem deixar nenhum pedaço do frango de fora. Fica como um casulo. Forno por duas horas. Sim, é muito sal, por isso tu não salgou a carne antes!

Agora os dois frangos prontos:

Assado no papel alumínio:


Assado no sal:
** Tu precisa quebrar esse casulo de sal que fica bem duro, e dentro dele está a grande surpresa:





- Qual eu gostei mais??

Os dois são bons, ficam bem temperados e bem úmidos. Gosto mais do assado no papel alumínio porque é mais fácil e o tempero fica mais homogêneo. Mas vale a pena experimentar os dois!

6 comentários:

*Wlady disse...

que delícia!!!!!
bjk

Viagra Online disse...

la receta parece muy sencilla de preparar, de todas maneras el pollo es una de mis carnes favoritas, asi que a mi parecer puede prepararce con casi cualquier cosa.

pharmacy disse...

De verdad que s una receta perfecta, gracias por compartirla.

Patrícia disse...

que delicia de sotaque, estava lendo e imaginando minha prima dai do rio Grande do sul, falando pra mim!!!! Deu saudades!!! Gostei da receita,e estou fazendo amanhã pro almoço!!

Andrea disse...

Oi Patricia, obrigada, reler me deu saudade de mim também, desta fase - não mãe de bebê - em que eu tinha tempo de ser prendada :)
kkkkkkkkkkkk

beijoca querida!

Anônimo disse...

xanax online what's considered overdose xanax - alprazolam 0.5 mg picture