Feriado então. Filha rumou para o litoral com a minha mãe. Acabamos eu e marido tirando o final de semana prolongado pra descansar. Fica um silêncio sem ela. Ele assistiu muito futebol, eu dormi muito. Lemos, assistimos filmes e ainda pesquisamos coisinhas pro nosso quiosque.
Que domingo é dia de churrasco na casa de todo gaucho que se preze todo mundo tá cansado de saber. Que as sobras do churrasco viram carreteiro o mundo inteiro também já sabe.
Acontece que eu não sou muito fã de carne e muito menos de carreteiro. Mas tudo bem, se tem uma coisa que não me estressa é comida. Domingo tem churrasco e ponto, o carreteiro que a gente pula por muitas e muitas vezes.
Hoje eu acordei com o barulho dos pedreiros, que aleluia, vieram trabalhar. Chego na cozinha, passando um pouco das 8 da manhã e marido já estava picando as sobras do churrasco de ontem. Fui obrigada a dar risada, porque cada dia mais cedo ele já está preocupado com o almoço. A desculpa era que ele queria lavar o prato que estava a carne. Eu entendi que ele queria era garantir o carreteiro dele.
Fui pra cozinha ao meio dia, enquanto amado marido já me fuzilava com o olhar. Eu só pensava em como ia escapar do carreteiro de novo, segunda passada já foi o cardápio do almoço.
Risoto! Claaaaaaaaaro. Nunca tinha feito risoto de carne de churrasco, mas não tinha como ficar ruim e realmente acertei em cheio.
Risoto de Sobras de Churrasco
Comece picando a carne, se livre dos pedaços de gordura, seu coração agradece. Reserve.
Para o risoto:
Leve para ferver dois caldos de carne com 6 xícaras de água. Mantenha a panela no fogo mesmo após começar a fervura, tu vai precisar do caldo fervente.
Em outra panela doure meia cebola e dois dentes de alho bem picadinhos em duas colheres de sopa de manteiga.
Acrescente uma xícara e meia de arroz do tipo arbóreo (especial para risoto), dê uma boa fritada no arroz, acrescente uma xícara de vinho branco, mexendo sempre até evaporar o todo líquido. Aí acrescente uma concha do caldo de carne fervendo, mexa delicadamente até secar, acrescente outra concha de caldo. Vá repetindo o procedimento até o arroz ficar macio. Quando já estiver cozido e o arroz bem molhado acrescente a carne picada e uma lata de ervilhas. Mexa bem, acerte o sal, acrescente pimenta do reino e uma colher de sopa de manteiga.
Sirva imediatamente com bastante queijo ralado de boa qualidade.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nossa...q boa ideia essa de risoto de sobras de churras...relmente o q se faz com as sobras sempre e arroz de carreteiro
e variar o cardapio e sempre bommmm...
adoreiiii, parabens pela ideia...boa semana pa vcs...beijos
shirley, experimenta fazer, ficou ÓTIMO!
Postar um comentário