domingo, 13 de março de 2011

Papinhas de Bebê Caseiras, ou ser Mãe é passar o final de semana cozinhando...

Então como boa mãe controladora que sou, resolvi adiantar um pouquinho as papinhas da Dressinha. Ela faz 6 meses dia 16 agora e minha consulta com a pediatra é somente no dia 21. Voltando ao escritório amanhã, sem essa adiantadinha básica quem iria fazer essa transição para os alimentos "salgados" seria a minha empregada/babá e eu queria fazer.

Comecei a alimentação "salgada" dela na terça passada e foi tudo bem bom, ela começou comendo uma colher de sopa bem cheia e agora já come umas 3 colheres de sopa.

Enchi o freezer de papinhas pra almoço e jantar pra uma semana. O que significa que final de semana que vem preciso repor o estoque novamente. (de onde esse povo tira tempo pra perambular pela rua e viver me cobrando que sou velha e gosto de ficar em casa?)

Me preocupei em variar bastante os sabores pra que ela vá conhecendo as novidades e aceite tudo que for oferecido.

Eu opto por não colocar NADA de sal, sei que tem pediatras e nutricionistas que liberam sal em pouca quantidade, eu acho sal desnecessário pelo menos enquanto estivermos somente nos legumes e verduras. Quando eu entrar com as carnes reavalio o usar ou não um pouquinho de sal. E de gordura estou usando óleo de coco que acho maravilhoso e só li coisas boas a respeito de seu uso.

Então vamos as receitinhas:

Papinha de batata e espinafre

- 1 colher de sopa rasa de óleo de coco
- 1/3 da parte branca de um alho poró pequeno cortado em tirinhas
- 4 batatas médias picadas
- 12 folhas de espinafre com talos picadinhos

Refogar o alho poró no óleo de coco, quando dourar acrescentar as batatas e cobri-las com água filtrada, deixar ferver. Passados uns 7 minutos de fervura acrescentar o espinafre, cozinhar até as batatas estarem bem macias. Passar pelo mixer ou amassar com o garfo.
**
Papinha de moranga com gengibre

- 1 colher de sopa rasa de óleo de coco
- 1/3 da parte branca de um alho poró pequeno picadinho
- 400 gr de moranga picada
- 1 pedacinho de gengibre ralado

Refogar o alho poró no óleo de coco, acrescentar a moranga e o gengibre, cobrir com água filtrada e deixar cozinhar até a moranga amolecer. Passar pelo mixer ou amassar com o garfo.
**
Papinha de cenoura com abobrinha

- 1 colher de sopa rasa de óleo de coco
- 1/3 de cebola picadinha
- 5 cenouras pequenas picadas
- 1 abobrinha picada

Refogar a cebola no óleo de coco, acrescentar a cenoura, cobrir com água filtrada, deixar ferver por uns 15 minutos e acrescentar a abobrinha. Cozinhar até a cenoura ficar macia. Passar pelo mixer ou amassar com o garfo.
**
Papinha de moranga com espinafre

- 1 colher de sopa rasa de óleo de coco
- 1/2 alho pequeno picadinho
- 400 gr de moranga picada
- 15 folhas de espinafre com talos picados

Refogar o alho no óleo de coco, acrescentar a moranga e cobrir com água filtrada, deixar ferver por 10 minutos e acrescentar o espinafre picado. Cozinhar até a moranga ficar macia. Passar pelo mixer ou amassar com o garfo.
**


Olha que lindo e colorido está meu freezer!!



**** Os potes para congelar as papinhas comprei da marca The First Years, Take e Toss de 236 ml, paguei caro, cada 6 potes custam em torno de R$ 30,00, (êêêêêê Brasil!!) mas eles são livres de bisfenol e podem ir do freezer ao microondas sem problemas.

6 comentários:

Tathyana disse...

Eu amo essa fase e não deixo ninguém, exceto minha mãe fazer as papinhas do Rafael. Sinto prazer mesmo em cozinhar. Força no seu retorno, Amiga. Bjsssssssss

Isabela disse...

Andrea, adorei as receitinhas...
Nina também faz 6 meses dia 20 e não vejo a hora de começar com as papinhas.
beijão

Mamãe Cristã disse...

oi amada, primeira vez aqui no blog, adorei o seu cantinho. mãe é assim mesmo, ansiosa e já quer preparar tudo, rs, tá certa.. a Kamila já passou dessa fase de papinha, agora ela come com a gente e faço um cozido de verduras/legumes pra acompanhar.. mas lembro quando meu congelador vivia assim, rs. beijos

Eu e minhas três bonecas... disse...

É isso aí! Começou a função das papinhas... Aqui já estou dando até comida em restaurante, o tempo vai passando, vai ficando mais tranquilo de deixar elas comerem fora...
Beijos,
Gabi

Tchella disse...

alguma dica de papa com beterraba??

Andrea Fregnani disse...

Adorei essa foto com todods esses potinhos coloridos, e as recitinhas tb ;)
Por isso a Andressa está tão fofa e lindinha...
bjs