segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Natália e a escola...

Ela ama MUITO. Mas tenho certeza que muito mais pelo social do que pelo aprender em si.
Tem duas semanas que a professora dela adotou o sinal de trânsito para correção dos cadernos deles.

Verde - Ótimo
Amarelo - Atenção precisa melhorar um pouco
Vermelho - Precisa melhorar

E a Nati ganhou o coração amarelo. Todas as minhas brigas com ela refletidas naquele coração. Eu era uma aluna diferente, me preocupava em deixar o caderno bonito, em caprichar na letra, em colar figurinhas pra enfeitar.

Não posso dizer que o caderno dela é ruim. Não é, ela escreve bem, é muito boa em matemática, mas não tem capricho. Sabe o vai de qualquer jeito? Então. Eu digo pra ela pintar, pra ela caprichar na letra, para ter cuidado quando apaga para não estragar o caderno, para não fazer orelhas no caderno. Compro adesivos para ela enfeitar as atividades, que ela nem usa.

Para ela está tudo sempre bom, e "não precisa disso mãe" é a resposta.

Sinto que ela tem muitas outras prioridades na vida. O "social" da escola vem em primeiro lugar. As amigas, o penteado, a roupa, o Justin Bieber, o I Carly, o hamster Zhu Zhu Pets da moda, tudo é mais importante do que perder tempo caprichando no caderno. Ela cumpre o que é pedido e pronto.

Coloquei ela de castigo uma semana por conta do coração amarelo, uma semana sem nenhuma amiga poder vir brincar aqui em casa. Minha mãe achou que eu exagerei, que não é motivo pra colocar de castigo, mas sinceramente foi a forma que encontrei de ela perceber que eu tô falando sério e ela precisa colocar a escola em primeiro lugar.

Vamos ver como ela vai reagir daqui para frente e eu espero sinceramente que essa uma semana de castigo tenha sido suficiente para ela se dedicar mais.

3 comentários:

Gabi disse...

Que difícil, né? A minha tem 5 anos e também adora a escola, adora fazer tarefas, mas faz cada coisa no caderno, fico louca também! Já comprei mil tipos de borracha, mas parece que ela não sabe apagar, já mandei escrever mais fraco, não adianta... que coisa, né? É uma ótima aluna, mas eu queria que ela fosse menos relaxada e cuidasse melhor das coisinhas dela.

Sabrina Dantas Rodrigues disse...

Hum Andrea, será que esse comportamento dela já é por causa da chegada da irmãzinha?
Presta atenção, pois ela deve estar sentindo um pouquinho de ciúmes...

bjs

Andrea disse...

Eu, é bem complicado isso, o castigo parece que surtiu efeito, ontem ela veio toda feliz me mostrar o caderno que tinha feito bem lindo. Enchi ela de beijos e elogios, disse que estava orgulhosa dela e que a profe também ia adorar.

Sabrina, tu sabe que se fosse recente eu até diria que era possível, mas ela demonstra isso já desde a pré escola. E não vimos nenhuma reação de ciumes dela ainda, pelo contrário, está muito empolgada e ansiosa com o nascimento da irmã.

beijoca