segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Inferno da Amamentação - Parte II

Desencanei. Já chorei todas as lágrimas que eu tinha pra chorar e agora vou me conformar com aquilo que está ao meu alcance.

Tá, quando penso que a Andressa é minha última filha e meu ideal de amamentação não será suprido nessa vida já quase choro de novo...

Tomei uma caixa de Plasil por orientação da pediatra da Andressa e do minha gineco. Não adiantou nada, cada dia piorava mais. Minha gineco me deu Equilid pra tomar. Senti diferença no quarto comprimido, acordei no meio da noite com aquelas agulhadinhas nos seios e eles estavam cheios de novo e minha camisola molhada (porque claro que eu não preciso mais usar conchas e nem protetores). Feliz era meu segundo nome. Amamentei a Andressa no peito o dia inteirinho.

Acreditei que todos os meus problemas estavam resolvidos. No outro dia acordei cheia de pintinhas pelo corpo. Ignorei. Percebi que duas horas depois de cada comprimido as manchinhas pioravam muito. Começou a coceira insuportável. Na noite de sexta pra sábado não dormi de tanta coceira pelo corpo. Fui obrigada a contar pro marido, que nem me deixou tomar o próximo comprimido.

Liguei pra médica e pedi um anti alérgico pra tomar junto. Ela me mandou suspender o Equilid, pedi, implorei, tentei convencê-la e não adiantou, ela disse a indicação é suspender e que sou muito alérgica que a tendência é continuar piorando cada vez mais.

Chorei como se o mundo estivesse por acabar. Me recolhi. Fiquei quietinha no meu canto. Administrei minha frustração e deu.

Comprei mais uma lata de Nan, um potinho separador de leite. Mantenho água fervida em uma garrafa térmica. Sai ontem carregada de coisas me lamentando da vida.

Continuo dando o peito, ela adora. Oooooooooooooooi! Cadê toda aquela teoria de que criança que toma mamadeira e chupa bico não pega mais o seio?! A Andressa adora o peito e pega bem feliz sempre que ofereço, e eu faço isso SEMPRE. Quando não tenho nada de leite dói bastante, mas mesmo assim deixo ela sugando o nada um pouco pra estimular.

Temos conseguido duas mamadas de mamadeira e uma de peito, e assim vamos indo.

Minha filhota está mais tranquila, dormindo melhor e por mais tempo. Aquele desespero de chorar por minutos e mais minutos sem parar passou, e o desespero de passar 24 horas pendurada no meu seio passou também. A bichinha tinha fome e eu achava que era insegurança. Ela mamava dez minutos, dormia dez minutos, mamava mais dez minutos e assim passávamos dia e noite.

É muito, muito frustrante, muito, muito dolorido. Mas eu tenho feito tudo que posso, bebo 4 litros de água por dia, como aveia, como sorvete, dou o peito, mesmo vazio pra estimular, tomei os remédios que pude.

Não dá pra nadar contra a maré e vou tentar não sofrer tanto.

* Muita raiva de quem tem leite e não amamenta por opção!!!!!!!!!
** Obrigada gurias por toda força e pelas dicas!

16 comentários:

Anônimo disse...

Amamentar, dar mamadeira... não importa a forma que seja: alimentar a cria é o que importa. Você tentou, arriscou sua saúde insistindo num remédio que tem alergia mas não conseguiu. O importante nisso tudo é o zelo que tem por ela, e isso não pode ser substituido.

Sinto muito que as coisas não foram do jeito que você pretendia, mas o que vale é o amor que tu sente por ela.

Fora isso, como vocês estão?

Mil beijos.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tathyana disse...

Amigaaa que bom que vc desencanou. Não adianta sofrer, chorar e se descabelar. O importante é Andressinha com a barriga cheia de leite e de amor. Vou te dar uma diquinha que é tomar suco de cajú (natural). Quando eu bebo esse suco eu fico com o seio cheiooo de leite. Mas tem que ser pelo menos uns três copos por dia. Não se sinta culpada e tenta administrar a sua frustração. Vc está fazendo TUDO O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE. Não se culpe tá? Bjssssss nas fofas!!!

Anna Carolina Menta disse...

Andrea, o importante é você não ter desistido de amamentar sua filhota e intercalar o seio com mamadeira. Com certeza sua filha sente sua dedicação e agradece por isso ;o)) Também não me conformo com as mães que tendo leite,optam por não amamentar (não estou dizendo aquelas que não podem por motivos de saúde!!). Por mais difícil que seja, e eu sofri um bocado,vale a pena cada minuto insistido!!! Parabéns pela sua dedicação. E não fique triste por não conseguir dar só o peito,pensa no melhor pra sua filhota. Olha, meu obstetra me indicou um remédio chamado syntocinon para o leite fluir melhor,ele me passou na maternidade e disse que era pra ajudar a descer o leite. Foi muito útil quando não tinha muito ainda... dá umaperguntada pra sua médica sobre esse remedinho. E uma amiga me indicou o "chá da mamãe", da weleda...vc encontra em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Pra mim super funcionou também, dá uma procurada,afinal,não custa continuar tentando, né??? Beijos! E feliz dia das crianças para sua filhota mais velha!!!

Beta disse...

Andrea, tenta dar o Nan pelo método da translactação (eu já contei como foi comigo, lembra?). Pode ser uma boa para vocês duas, ela mama o complemento direto no seio e estimula a glândula ao mesmo tempo. No que eu puder te ajudar é só falar, viu? Pode contar comigo.
Bjão

Anônimo disse...

Primeiramente suas filhas são lindas... Parabéns... Bom mas vamos ao assunto hehe... eu tb tive dificuldades em amamentar, qdo minha filha fez 1 mês me deu um fabrão e meu leite simplesmente sumiu então com a ajuda do pediatra tentei um lance q eu nem lembro o nome (acho q é relactação), mas é o seguinte... peguei um daqueles "trocinhos" pra tomar soro (acho q é escalpo o nome, compra na farmácia), tirei a agulha e fiquei só com a mangueirinha... uma ponta eu colei no meu seio com a ajuda de um esparadrapo, próximo ao bico pra que a bb pudesse abocanhar, na outra ponta, com a ajuda de uma seringa vai introduzindo o leite (NAN), dessa forma, mesmo a mamada da mamadeira vai ser dada com ela sugando... assim seu seio vai ser estimulado em absolutamente todas as mamadas... dá trabalho, precisa de ajuda pq sozinha vai ser impossível "aplicar" o leite mas é muito compensador!!! Espero q funcione! Beijinho pra todas vcs! (Ah... foi díficil, mas eu persisti e consegui amamentar até os 7 meses...)

Beta disse...

Andrea, fico feliz em ter ajudado!
Se tu não achar a sonda, compra a que acompanha o kit do MamaTutti, vende na Panvel (exclusivamente). A caixinha vem com 10 ou 12 sondas e custa uns R$ 14,00.
Bjão

Usina Pilates disse...

Oi, Andrea! Desculpe pela intromissão, mas estava procurando matérias sobre coceira e amamentação no google e acabei me deparando com seu blog. Li sobre o "inferno da amamentação" e me identifiquei contigo.
Tenho um bebê de 8 meses, mas quando ele nasceu, tb não tive leite o suficiente para ele. Passei maus bocados e fiquei muito triste. Tomei o tal Equilid e o Plasil, que adiantaram pouco. O que adiantou muito foi conseguir dormir e dar uma pequena desencanada desta história. Depois, uma amiga minha que é enfermeira do leite, me ensinou umas massagens no seio pra estimular a produção de leite, e pediu que eu tomasse 3xdia o chá da mamaãe da welleda com 20 gotas de tintura de algodoeiro. Isto já uamentou bastante meu leite.Tem também uma tal de alfafa C5 glóbulos, chupar 5 glóbulos antes de cada mamada, tomar bastante líquido e a tal massagem, todas as vezes que for amamentar. Eu achei que nunca iria conseguir ver a cor do meu leite e um belo dia, consegui ver uma esguichada... Foi mágico!!! Agora, o ideial é que vc conseguisse fazer a massagem na mama. Não sei se consigo te ensinar por aqui. Vou tentar, vc precisa usar as duas mãos inteiras, segurar a mama como quem quer fazer espirrar leite de um saco, só que vc deve fazer uma massagem na região ao redor do mamilo, quase como se vc estivesse amassando pão. Veja bem, a massagem deve atingir a parte profunda da mama e não somente a pele, então vc não deve deslizar a mão sobre a pele e sim segurar e afundar, em movimentos na direção do mamilo e depois para a base da mama. Quase num vai e vem. Desta forma vc estimula dos ductos lactíferos a produzirem e ejetarem o leite. Não sei se consegui te ajudar, espero que sim! Se quiser ver o site desta minha amiga é www.leitemeu.com.br e se eu puder te ajudar de alguma outra forma, pode falar.
Boa sorte!
Gde abraço

Anônimo disse...

Oi, muito legal o seu blog, estou passando por algo bem parecido, gostaria de saber qual mamadeira vc usou e conseguiu amamentar junto. Bjs

Andrea disse...

Anônimo, usei Avent :)

beijos

Andrea Nunes

Anônimo disse...

Muito obrigada, bjs Tati

Anônimo disse...

Me identifiquei muito! Meu bebê está com 17 dias e estou passando por esse inferno também! Tomei dois comprimidos de equilid já, vamos ver se faz efeito... Até quando conseguiu amamentar sua bebê? O mais difícil é manter a calma... Aguma dica a mais que vc possa me dara. Obrigada!

Andrea disse...

Anônimo, fiz translactação, e amamentei até os 3 meses, sempre precisando intercalar peito e mamadeira, tentei tudo, passei dia e noite com ela pendurada no meu peito e se esgoelando de chorar porque sugava o peito vazio. Aos 3 meses não tinha mais uma gota de leite, apesar de tudo que tentei. Mas sem culpa e tendo a certeza que fiz tudo que podia para amamentar por mais tempo, meu desejo era até pelo menos um ano.

Anônimo disse...

Adorei os comentários pois já passeei por maus bocados também com amamentação ... Nem preciso contar minha experiência porque foi um pouquinho de tudo que ouvi aqui .... Não teve leite, depois veio mas era pouco ...tomei de um tudo para ajudar na amamentação .....e assim vai ... Agora minha bebê está bom 8 meses mas quero continuar amamentando nem que seja uma mamada ... Pois tem uma semana que choro por não sair mais nada .... Hoje fui na minha médica e ela passou o equilid ....vamos ver o que acontece ...só um milagre me salvará .....

Anônimo disse...

Estou tomando o EQUILID há 4 dias. A produção d leite aumentou muitoooo mas essa noite eu simplesmente não consegui dormir d tanta coceira. No meu caso não apareceram manchas nem bolinhas no corpone sim no couro cabeludo! Socorro!! E oq vcs acham sobre oq todos falam q o EQUILID engorda? Sentiram diferença quem ja fez uso?

Unknown disse...

Eu vi diferenca engordei um pouco