sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alimentação da Andressa aos 9 meses.

Então que a vida tá passando rápido demais e já me pego morrendo de medo de um dia esquecer os detalhes dessa fase tão maravilhosa que é a infância das minhas filhas. Sofro!
O tempo anda curto, tenho mil idéias de posts, coisas que quero guardar aqui para não esquecer, coisas que quero contar, mas quando vejo o tempo passa e não deu.

Aos oito meses mudei a alimentãção da Andressa. Passei muito trabalho com a alimentação da Natália e pensava o tempo todo em como fazer ser diferente desta vez. Das sopinhas ou papinhas com tudo misturadinho passamos para um novo método onde o bebê come as verdumes, legumes e carnes separadinhos. Acredito que assim ela vai acostumar com o sabor de cada alimento e não com o gosto de sopa.

Não sei se foi por ter usado o método sopa por tempo demais, mas a Natália até bem pouco tempo só comia verduras e legumes em sopas.

Pesquisei muito e muito e encontrei uma dica legal no blog da Isa, mamãe da linda Nina (que está fechado para leitores não convidados).

O esquema é cozinhar as verduras e legumes no vapor. Fazer um purê com o mixer ou amassar com o garfo e congelar em forminhas de gelo. Depois de congelado tu tira e guarda em saquinhos próprios para congelamento.

A variedade da alimentação está garantida. Aqui em casa tiro os domingos para fazer as comidinhas da Andressa e deixar pronta para a semana. Sim, eu podia pedir para minha empregada fazer, ela até me ajuda e adianta algumas coisas quando vê que eu estou apertada demais, mas faço questão de eu mesma fazer, pesquisar a melhor forma.

Tentei montar um esquema com fotos de como eu tenho feito.


No caso de aimpim, batata, batata doce eu passo pelo mixer.

Então adiciono leite pra textura ficar boa e misturo bem.


Essa é a melhor textura, mais pra molinho.

Ai coloco nas forminhas de gelo e levo pra congelar.
Depois de congelado eu desenformo e levo de volta pro freezer nestes saquinhos. Esse aí de cima é de brocólis.

Olha só como fica depois, na hora de descongelar.


Prato super variado. Cenoura, quinoa, batata com espinafre e frango.
Prontinha para jantar!

De carne de boi ou frango eu cozinho a carne na pressão, com tomate, cebola, alho e tempero (alecrim, majericão ou tomilho), depois de muito cozido eu passo pelo mixer ainda com um pouco do caldo para carne não ficar muito seca. Congelo nas forminhas de gelo também.

* cenoura, brócolis, beterraba, abobrinha, moranga, chuchu, couve-flor eu só amasso com o garfo. Espinafre e couve eu misturo com um pouquinho batata.


E a recompensa é bebezinha de barriga cheia com o prato vazio!!!!

14 comentários:

Lu disse...

Oi Andrea!
Sabe que eu sempre li sobre oferecer separado, pra criança aprender a diferenciar os sabores.
Ainda não fiz, mas depois do seu post, fiquei animada!Vou fazer um teste amanhã mesmo!
E quanto ao tempo, tenho a mesma sensação que vc, ele passa muito rápido! E essa fase das nossas meninas é boa demais!
Obrigada por compartilhar!
beijo

Tathyana disse...

E Dressinha é bem amiga do RAFAEL. Come tudoooo. Aqui nós já passamos para a comida da casa e com os pedacinhos. Ele demora mais pra comer, mas continua batendo o seu pratão. Bjsssssssssssss

Isabela disse...

Que bom que gostou da idéia querida. Nina adooora grão de bico, lentilha...e além dela experimentar/conhecer cada sabor, eu acho muito mais prático, pois a noite é só escolher cada ingrediente e já descongelar...
Que bom que Andressa gostou...
beijão

ditavonclaire disse...

melhor coisa a ser feita, mesmo.
theodoro comia tudo separado e apenas picado ou amassado...hoje, nem preciso te dizer, é uma draga que come absolutamente tudo o que estiver no prato.

Gi-mamãesaudável disse...

menina, santa andreea...to passeando nos blogs pra ver quem tem um bb de 8-9 meses e que esteja em transição de alimentação.
esse negocio das forminhas é show hein?no caso do pure, vc descongela e poe uma manteiguinha por ex ou nao?so tempera um pouquinho e pronto?
e brocolis como vc ffaz?coloca no vapor e ja congela?
onde vc achou essas dicas?
sarah ta me dando um trampo pra comer,mas pq ta resfriada,o pediatra falou que os dentes dela nao nasceram ainda pq dou sopa, e olha que so amasso,nao passo na peneira...
valeu a dica
bjs

Andrea disse...

Lu, tenta sim, eu tenho achado muito prático esse jeito, mesmo que tivesse tempo de fazer todos os dias comida pra ela, essa variedade ia ficar difícil né. No fim tu conseguiu fazer as compras na JCPenney?

Thaty, filho que come é uma benção né amiga.

Isa, grão de bico não fiz ainda, vou fazer :)

dita, eu te leio faz tempo, sei que o theo manda bem :)

Gi, olha só eu não uso sal, nem açucar, os legumes só cozinho no vapor mesmo, as carnes uso os temperos que citei no post e um pouquinho de óleo de canola, girassol, mas muito pouquinho mesmo. O esquema é cozinhar no vapor bem, esmagar, deixar esfriar e congelar. Ah, também congelo lentilha e feijão nas forminhas, com nada de sal, só temperos mesmo, cebola, alho, louro... ela come de tudo!!!!!

graziele mello disse...

QUE FOFA!!! E AINDA QUER MAIS NEH HEHEHEH

Mel disse...

Oi Andrea, adorei a idéia das forminhas e adotei para o Pedro (7meses e meio), ele come de tudo e adora. Gostaria de saber como tu preparas a quinoa, e qual a quantidade de carne que tu oferecia para a Andressa por dia aos 7 meses.
Na janta a alimentação era igual ao almoço?
Abraço
Melissa
p.s. acompanho teu blog desde a minha gravidez ;)Adoro.

Andrea disse...

Mel querida, obrigada pelo carinho! Que bom que gostou da idéia, tu sabe que a pediatra da Andressa adorou também... Aqui em casa continuamos no mesmo esquema, com 7 cubinhos. Aos 7 meses era um cubinho de carne, mas não muito cheio sabe...
Quanto a quinoa eu cozinho como arroz, as vezes dos uma leve fritadinha em um pouquinho de cebola e alho, com uma gotinha de óleo de coco e depois coloco a quinoa e água e deixo cozinhar como arroz.
Agora fiz grão de bico cozido na pressão com um tiquinho de nada de sal, depois amassei e também adotei as forminhas. É mais uma opção que a Andressa adorou.

beijoca

Mel disse...

Oi Andrea, obrigada por mais essa dica. Tenho mais uma dúvida, quanto tu adicionas leite na papinha, é o leite que a Andressa normalmente toma? Nan, Similac, etc? Bjs

Naty Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naty Moraes disse...

Oii Andrea, tudo beem?
Adoreeei a ideia, fiquei com agua na boca!! rs

Fiquei com duvida na parte de servir, vc tira do saquinho e leva ao microondas??

Beijos

Andrea disse...

Natália, obrigada! Olha só, no começo eu descongelava/esquentava em banho maria, mas de uns tempos pra cá tenho tirado do freezer e direto no microondas por 3 minutos. Só é preciso tomar cuidado para usar pratinhos livres de besfenol.

beijoca

LUCAS E LARA disse...

amiga q marca é esse pratinho da sua bb eu preciso comprar um e eu gostei desse modelo q vc usa bjo.