terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sobre o terceiro filho

(que se fosse acontecer eu queria que fosse filha).

Pois então, tenho uma cunhada que optou em não ter filhos. Ela tem um casamento feliz, vive bem e eles não tiveram filhos. Ela nunca me disse qual motivo para isso, disse que não queriam, que não se imaginava mãe. Eu pessoalmente acho que ela seria uma mãe maravilhosa. Confesso que logo que entrei para família do marido isso me chocou um pouco, (lá se vão 20 anos). Com 17 anos a gente tem tantas verdades absolutas e tão pouca experiência de vida, que o meu desejo enorme de ser mãe não compreendia o dela de não ser. Naquela época eu achava que um dia ela mudaria de idéia.

Então que o tempo passou e eles não tiveram filhos. E eu sei o quanto isso ainda choca algumas pessoas. Sim, isso choca. As pessoas tem dificuldades em entender o diferente, e mesmo aquelas que tem muito mais de 17 anos. Como se fossemos soldadinhos treinados para marchar juntos.

Quando uma pessoa faz uma escolha para a sua vida ela precisa entender que aquilo é o melhor para ela naquele momento e necessariamente não significa que será o melhor para o outro.

Mas as pessoas não entendem. A grande maioria das pessoas passa a vida tentando impor as suas verdades absolutas para cima dos outros.

E sim, eu tenho uma filha prestes a completar 8 anos e uma bebezinha em casa. Tenho uma quase pré adolescente e uma bebezinha que até ontem era uma recém nascida.

E SIM, EU TERIA UM TERCEIRO FILHO.

Sou enlouquecidamente apaixonada por ser mãe. Adoro minha vida em família. Amo demais as minhas filhas.

Nunca esqueço do dia em que um amigo me perguntou onde eu imaginava estar em dez anos. Eu não era casada, estava vivendo uma fase bem díficil do meu namoro com amado marido, na época ex noivo e eu só conseguia me ver em uma casa com meu marido e futuros filhos em um domingo de sol vivendo dias de um cotidiano familiar.

Eu não desejava viagens, riqueza ou luxo. Eu não desejava ser poderosa e ter um alto cargo em uma grande empresa. Eu só desejava uma familia feliz.

E eu consegui, eu tenho a minha família feliz de comercial de margarina e um terceiro ou um quarto filho se encaixariam perfeitamente nos meus sonhos.

Não, eu não os terei. Por que?

Porque filho é caro. Sei que posso dar uma vida confortável para as duas filhas que tenho, que posso pagar uma boa escola, proporcinar momentos de lazer, de cultura e de algumas bobagenzinhas desnecessárias também. Sei que dou conta das duas e do meu trabalho sem privar uma coisa nem outra.

Um terceiro filho pesaria demais no nosso orçamento. Agora se eu não precisasse mais trabalhar e tivesse mais grana eu e amado marido teríamos mais filhos sim e as pessoas se chocam ao ouvir isso.

Me sinto como a minha cunhada deve se sentir ao falar da sua opção de não ter filhos, quase um ET. Se instituiu que a classe média tem um ou no máximo dois filhos e qualquer decisão fora disso deve ser recriminada e pior, o recriminador em questão se sente no direito de te fazer mudar de idéia a qualquer custo.

Eu já não lido bem com as minhas verdades absolutas, ter que engolir as verdades absolutas dos outros não dá mesmo!

2 comentários:

Julia disse...

Oiiiiiiii

Vim retribuir sua visitinha e já vou ficando por aqui‼

Sobre o post, é dificil opinar assim sabe?
Concordo plenamente com o que vc disse sobre que é bom pro outro as vezes não é bom pra mim, mas acho que a maternidade faz bem pra td mundo, pelo menos pra mim fez.
Mais do que admirar pessoas que são firmes em seus propositos, eu admiro quem muda de opinião.
Antes de engravidar eu jamais quis ser mãe, tinha pavor mesmo, mas descobri um instinto maternal, uma vontade de amar sem medida quando soube que seria mãe.
A maternidade me mudou pra melhor, por condições financeiras n momento, eu opto em ter só a Yasmin, mas acho o máximo família grande sabe, irmãos unidos, acho tudo de bom.

Não acho loucura da sua parte querer ter um 3º filho caso seja possível, acho locura uma pessoa sem condição nenhuma - que está na miséria - botar filho no mundo pra passar fome, eu acho isso loucura e desumano, mas aliás, quem sou eu pra julgar o motivo dos outros né???

Bjos flor

Fique bem, um bjo pra ti e outro pras meninas

Com amor

Juu e Yasmin

Dani Balan disse...

Excelente seu post! E, já que você confessou, posso te seguir? Se tivesse mais um filho, queria mais uma menina - prontofalei!
Beijo, querida! E um lindo Natal pra todos vocês!
Dani