segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lambendo a cria...

Natinha colocou aparelho nos dentes hoje. Depois de várias extrações dos dentinhos de leite que eram empurrados pelos dentes permanentes gigantes até inflamar a gengiva, optamos por seguir a orientação da dentista e consultar a ortodentista.

Exames realizados e o óbvio fica ali, aos olhos de quem quiser ver. Dentes gigantes da mãe e boca pequena do pai.
Sempre soubemos. Com menos de dois anos tiramos a chupeta dela porque a sinusite constante era sinal do céu da boca fechado demais, pequeno demais. Obstrução nasal na certa.

O aparelho indicado foi o disjuntor, e ela deve ficar com ele uns 6 meses.

O coração tá apertadinho. Me dói ver ela falando com dificuldade, comendo com dificuldade e sofrendo um pouquinho. Não tem dor, tem desconforto. Mas não chorou, nem reclamou, nem fez birra na hora de colocar. Meu orgulho essa menina. Garanto que eu estava muito mais aflita que ela!

Preciso manipular o aparelho duas vezes ao dia com uma "chave" especial, com horários certinhos.

Deixei ela faltar a aula da tarde hoje. Estou aqui, trabalhando de casa e de vez em quando, explicando pra minha menina coragem que não tem como tirar o aparelho pra comer, ou beber água, ou "só um pouquinho"...

3 comentários:

Luiza disse...

Ai, pobrezinha... Guigo colocou o aparelho dia 11/9 e ainda faz as ativações (acho que hoje será a última), mas como o caso dele é bem sério, não exclui a necessidade de colocar o disjuntor, de novo, quando ele tiver uns nove anos. No começo é difícil falar, comer, e certamente algumas coisas ela vai rejeitar porque grudam no aparelho (eu é que sei, afff), mas depois vai acostumar. Guigo já está com espaço gigante entre os dentes (é assim mesmo, não te assusta), e explico que isso é porque os dentinhos precisam de muito espaço pra nascer. Eu faço as ativações pela manhã, depois que ele toma café es escova os dentes, e à noite, depois da escovação (porque dói menos). Dá um trabalhão pra limpar, passar fio, escovinha, mas quando penso no resultado futuro, acho que compensa... Força aí viu? Beijo!

*Wlady disse...

que dó, tão pequena para começar sofrendo com os aparelhos.
O bom é que ela é uma garotinha corajosa!
bjk

Andrea disse...

Luiza, querida, obrigada viu por dividir comigo tua experiência. Estou com tanta dó dela, hoje pela manhã acordou chorando e me pedindo pra não ativar, expliquei que precisava, dei umas gotinhas de alivium pra dor e fui fazer, ela deu um pulo quando mexi, quase espetei ela com a "chave". Os dentinhos já começaram a separar e acredito mesmo que ela deva estar com muita dor. A gente sabe que não é fácil. O Guigo teve muita dor?? Ele já colocou o fixo agora? Porque a Nati, pelo que entendi só usa o disjuntor por uns 6 meses, tira e depois só disjuntor de novo, se precisar, aos 9 anos, antes do aparelho fixo.

Wlady, nem me fale amiga!!!!