sábado, 29 de agosto de 2009

Pão Rústico, ou No-Knead Bread

Eu tinha anotado essa receita de pão no ano passado, a vi em vários blogs por aí e anotei porque adorei a idéia de não precisar sovar. Aqui em casa só rola coisas de execução simples e que não encha a pia de louça a ser lavada.
Acabou que esqueci completamente da receita.
Ontem resolvi que faria pão em casa, e logo pensei na minha receita ultra fácil de pão de ervas, mas infelizmente minha horta anda bem mais ou menos depois desse inverno rigoroso que tivemos por aqui. (nem acredito que não postei ainda minha receita de pão de ervas!). Enfim acabei por lembrar dessa receita demorada, mas super simples e fácil, com apenas 4 ingredientes e completamente sem gordura, e resolvi testá-la.
Não lembro exatamente de que blog retirei a forma de execução, então vai sem link mesmo.

Pão Rústico ou No-Knead Bread

* xícara medidora de 240ml
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de água (fria mesmo)
- 1/4 de colher de chá de fermento biológico seco
- 1 1/2 colher de chá de sal

Então você mistura em uma bacia média todos os ingredientes secos, farinha, fermento e sal, mistura e acrescenta a água, mistura com a mão, sem sovar, por uns 30 segundos. Fica uma massa elástica e mole. Então você envolve a bacia com filme plástico e deixe descansar de 12 a 18 horas (eu deixei 18 horas). A massa deve crescer e ficar cheia de pequenas bolhas de ar.
Enfarinha uma superfície lisa e coloque a massa, então tu dobra as bordas da massa como se fosse um envelope (a minha massa estava bem mole e a "dobra" se desmanchava). Cobre com filme plástico e deixa descansar por 15 minutos, enquanto tu enfarinha um pano de prato com farinha de trigo ou fubá, (eu usei fubá para uma casca mais rústica/grossa). Passado os 15 minutos tu coloca a massa sobre o pano de prato enfarinhado, com a "dobra" para baixo e cobre com mais farinha/fubá, cobre com o pano de prato e deixa crescer por mais 2 horas. A massa deve dobrar de volume.

Pré-aqueça o seuforno por 15 minutos antes do término das duas horas de crescimento da massa com uma panela de ferro com tampa dentro em temperatura de 250 graus.
Quando a panela estiver quente tu "rola" a massa para dentro da panela e assa o pão por 30 minutos com a panela com a tampa. Tira a tampa e deixa dourar por mais 15 minutos.

Pronto!!

Quemmmmmmmmmmmm quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!


É tão cheiroso e macio
tão saboroso, um arrepio

Se eu fosse manteiga
Derretia num instante
Ah! sim,
Assim.

*Minha panela de ferro é grande e acabou que o pão ficou baixinho, não rende um pão muito grande e da próxima vez vou fazer receita dupla. O resultado foi mais que aprovado.

*Natinha feliz, feliz livre por hoje do pão integral, preto, de linhaça, de colágeno ou sete grãos, que é só o que se come nessa casa!


5 comentários:

Wlady disse...

Nossa, parece delicioso! gostei muito da aparência dele.
Vc coloca a massa na geladeira enquanto ela está descansando?
bj e ótima semana pra vc

Andrea Nunes disse...

wlady, não querida, tem que ficar quietinha em um lugar quentinho da casa, sem vento, pão precisa de calorzinho pra crescer!!!
Tenta fazer ai e me conta!!!

Wlady disse...

obrigada pela resposta.
Ignorância a minha né! é que eu tenho um pouco de resistência a fazer massas - pães, pizza ... então experiência zero
no final de semana vou tentar fazer e depois te conto.
bj

Juliana disse...

Menina, esse pão é o máximo né... Pelo que li, temos a mesma receita, a diferença foi que fui fazendo umas adaptações depois de uns comentários que li de pessoas que já tinham feito.
Tu acha que se fizer com farinha integral, dá certo? Adorei teu blog, vou te incluir lá na minha lista de blogs que visito.
Bjussssss

Andrea Nunes disse...

Juliana, obrigada querida. Eu morro de medo de mudar receitas de massas. Sempre parece que vai dar errado, se tu experimentar fazer com farinha integral me conta tá!

beijoca