domingo, 12 de setembro de 2010

Doce de Banana

Essa receita é da minha avó paterna, e é para quem gosta de doce bem doce. Ela era tão formiga que quando não tinha doces em casa, ela comia, depois do almoço, umas duas colherzinhas de açúcar cristal, assim, direto do açucareiro.

É uma das sobremesas preferidas do meu pai também, e eu raramente me lembro de fazer. Ontem tinha umas bananas dando bobeira na fruteira e o marido que lembrou desta sobremesa.

Como ela ainda não tinha dado as caras no blog, achei bem bom fazer para colocar aqui para eu nunca mais esquecer dela, porque é facinha e rápida e vai aplacar minhas lombrigas gravídicas.

Doce de Banana
6 bananas do tipo catarina, mais maduras
2 latas de leite condensado
6 ovos
1 1/2 xícara de açúcar + 12 colheres de sopa
1 pitada de sal
margarina para untar a forma ou refratário

Modo de preparo:

- Pré aquecer o forno a 200 graus.
- Tu unta uma forma grande ou refratário com margarina. Pica as bananas em rodelas finas e forra o fundo da forma. Sobre as bananas tu coloca as duas latas de leite condensado e leva para o forno.
- Separa as gemas e as claras. Bater as claras em neve com uma pitada de sal e com 12 colheres de sopa de açúcar. Reserve. Bater as gemas com a 1 1/2 de açúcar, até ficar uma gemada fofa e clara.
Quando o leite condensado com a banana estiver borbulhando no forno por cinco minutos, tu coloca sobre ele a gemada e leva novamente ao forno. Quando a gemada endurecer, criar uma casca, tu quebra essa casca com uma faca e deixa assim até o leite condensado ficar douradinho. Leva as claras sobre a mistura. Deixe dourar as claras. Deixe esfriar e leve para gelar.

Um comentário:

Isabela disse...

Hmmm fazia tempo que não passava por aqui.
Bom, nós vamos esperar dona Nina querer nascer...rs
Muitas pessoas dão seus palpites para os possíveis dias...
Vou te acompanhando querida...desde já desejo Boa Hora pra você...muitas felicidades e saúde para sua pequena.

beijão